Melhore a retenção de memória com apenas chocolate e um cochilo!

16/05/2019 03:43:08 Author: Edith Granados
Trocar idioma: EnglishEspañol | Português 


O sono adequado desempenha um papel importante quando falamos de retenção de informações na memória. Alguns anos atrás, acreditava-se que enquanto estávamos dormindo, a memória só mantinha as informações passivamente. No entanto, estudos recentes mostram que a memória cerebral armazena informações ativamente durante o sono, escolhendo quais memórias armazenar e com que estímulos associá-las. Esse processo é chamado de consolidação [1].

- A memória cerebral armazena informações ativamente durante o sono, escolhendo quais memórias armazenar e com que estímulos associá-los -

Estudos revelaram que, durante a consolidação da informação em animais, uma repetição da atividade neuronal ocorre na memória do cérebro e, simultaneamente, as estruturas cerebrais responsáveis pela recompensa são ativadas durante o sono de ondas curtas [2]. Acredita-se que isso signifique que os circuitos cerebrais responsáveis pela recompensa facilitam a plasticidade cerebral durante o sono profundo.

Experimento

Um estudo desenvolvido por várias universidades na Suíça mostra que a memória humana funciona de maneira semelhante à dos animais [3]. Se assim for, poderíamos reproduzir os mesmos estímulos para ajudar nossa memória a consolidar as informações que queremos aprender.
 
- Poderíamos reproduzir os mesmos estímulos para ajudar nossa memória a consolidar as informações que queremos aprender -

Dois grupos de pessoas participaram do experimento e as seguintes etapas foram realizadas:

1. PVT 1 - Os participantes fizeram o primeiro PVT.
2. Codificador - Cada paciente teve que memorizar 8 seqüências de cartões com imagens.
3. Aprendizado - A memorização das sequências foi reforçada fazendo o participante praticar as sequências e fornecendo feedback após cada escolha feita. Cada sequência foi associada a uma recompensa; 4 dessas sequências foram associadas a uma alta recompensa e as 4 seqüências restantes foram associadas a uma baixa recompensa.
4. Sono / acordado - O primeiro grupo (grupo de sono) dormiu após o aprendizado, enquanto o segundo grupo (grupo acordado) permaneceu acordado. O grupo do cochilo dormiu por 90 minutos, enquanto o grupo acordado foi levado para uma sala onde eles tinham que permanecer em silêncio e acordados. Durante esses 90 minutos, a atividade cerebral foi monitorada com um sistema V-Amp de eletroencefalograma (EEG) da Brain Products (Clique aqui para obter mais informações sobre o V-Amp).
5. APV 2 - Os participantes fizeram o segundo PVT.
6. Teste 1 - Os participantes passaram pelo primeiro teste, no qual foram mostrados um cartão. Os participantes tiveram que escolher outros cartões relacionados ao cartão mostrado.
7. APV 3 - Após três meses, cada paciente foi chamado para um acompanhamento. Inicialmente, eles fizeram o último PVT.
8. Teste 2 - Finalmente, cada participante foi submetido ao teste descrito na etapa 6 (Teste 1) pela segunda vez.

* Nota: A tarefa de vigilância psicomotora (PVT) garante que todos os participantes estejam dentro de uma faixa de valores de vigilância.




Ao analisar os resultados dos testes e os sinais de EEG realizados com o V-Amp (clique aqui para mais informações sobre o V-Amp), foram encontrados resultados interessantes. 

Resultados de memória de curto prazo

No início do processo de aprendizagem (Etapa 3), os participantes obtiveram melhores resultados memorizando as sequências com alta recompensa (HR). Mas no final do processo de aprendizagem, não houve diferença significativa entre os resultados obtidos com as sequências de alta recompensa (HR) e as sequências de baixa recompensa (LR).

- O grupo que tirou a soneca obteve melhores resultados que o grupo que permaneceu acordado! -

Depois que os participantes tiraram uma soneca ou ficaram acordados, eles executaram o primeiro teste. Em outras palavras, o teste de memória de curto prazo (Teste 1). Em geral, o grupo que tirou o cochilo obteve melhores resultados que o grupo que permaneceu acordado! Dentro do grupo cochilo, os participantes tiveram melhor desempenho, lembrando-se de seqüências de alta recompensa (HR) em relação às sequências de baixa recompensa (LR).

O EEG mostrou uma correlação entre a atividade do sono do fuso lento durante o sono (atividade cerebral caracterizada por estar presente durante as transições do sono leve) e melhores resultados no teste 1 [4].

Resultados de retenção a longo prazo

Aqui encontrei alguns resultados inesperados; Embora, como esperado, no grupo do cochilo, melhor desempenho foi obtido com as sequências de alta recompensa (FC), no grupo acordado (grupo que não tirou um cochilo) os participantes tiveram desempenho igual ao lembrar as altas sequências de recompensa (FC) e baixa recompensa (Clique aqui para mais informações sobre o V-Amp). Então, dormir realmente faz a diferença!

Conclusão

Você pode definitivamente facilitar a consolidação de informações tirando uma soneca depois de uma recompensa enquanto estuda para o seu exame. Mas não se deixe levar, porque uma soneca mais longa não mostrou melhora no desempenho da retenção de memória. Então, mime-se com sua sobremesa favorita, tire um cochilo e consolide suas memórias!


Referências

[1] Rasch, B., & Born, J. (2013). About sleep's role in memory. Physiological reviews, 93(2), 681-766. doi: 10.1152/physrev.00032.2012
[2] Lansink CS, Goltstein PM, Lankelma JV, Mcnaughton BL, Pennartz CMA. (2009). Hippocampus leads ventral
striatum in replay of place-reward information. PLoS Biology 7:e1000173 doi: 10.1371/journal.pbio.1000173.
s008.
[3] Kinga I., Giulia G, Virginie S. & Sophie S. (2015). A nap to recap or how reward regulates hippocampal-prefrontal memory networks during daytime sleep in humans.
[4] Tuck April 12, 2017. Sleep Spindles. https://www.tuck.com/sleep-spindles/
* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Edith Granados

#eeg-erp-bci #neurophilosophy #risk-and-uncertainty #plasticity-neurofeedback-neuromodulation #skill-learning #sleep-lucid-dream #eeg-erp-bci #neurophilosophy #risk-and-uncertainty #plasticity-neurofeedback-neuromodulation #skill-learning #sleep-lucid-dream