Consciência, é difícil entender?
Assistindo os questionamentos interessantes levantados por David Chalmers em suas palestras, me surgiu o questionamento de como é difícil lidar com os problemas de consciência porque muitas vezes nem a compreendemos!
Debate continuado (2016)
O problema difícil da consciência é o problema de como os processos físicos no cérebro dão origem à experiência subjetiva da mente e do mundo. Se você olhar superficialmente para o cérebro, irá ver uma máquina de órgãos compostos por 84 bilhões de neurônios que disparam e sincronizam, ou seja, uma extraordinária máquina!!! Isso tudo faria parte do OBJETIVO, do CONCRETO! Entretanto, existe uma parte subjetiva, que pouco compreendemos e não sabemos lidar direito!
Além do objetivo, nós temos experiências subjetivas, sensações, emoções, percepções, o que te faz único, sua consciência. O próprio cérebro produz experiências subjetivas. As vezes utilizamos o termo consciência apenas para diferenciar quando estamos acordados ou dormindo, mas, vai muito além, é tudo que somos, é nossa interação com o objetivo e o subjetivo produzindo nossas experiência de ser no mundo.
#eegmicrostates #neurogliainteractions #eegmicrostates #eegnirsapplications #physiologyandbehavior #neurophilosophy #translationalneuroscience #bienestarwellnessbemestar #neuropolitics #sentienceconsciousness #metacognitionmindsetpremeditation #culturalneuroscience #agingmaturityinnocence #affectivecomputing #languageprocessing #humanking #fruición #wellbeing #neurophilosophy #neurorights #neuropolitics #neuroeconomics #neuromarketing #translationalneuroscience #religare #physiologyandbehavior #skill-implicit-learning #semiotics #encodingofwords #metacognitionmindsetpremeditation #affectivecomputing #meaning #semioticsofaction #mineraçãodedados #soberanianational #mercenáriosdamonetização