Consciência é um estado de estar alerta à si mesmo e ao ambiente. Estar consciente significa ter um pensamento, ver algo, sentir algo, experimentar algo. Estamos conscientes mesmo quando estamos dormindo, os sonhos são o reflexo desse estado de consciência.

Estudar a consciência e sua relação com o mundo físico e com os componentes do nosso organismo é extremamente dificil e ao mesmo tempo muito interessante (inclusive, é o que a Brain Support tenta fazer - desvendar os mistérios da consciência).


Mesmo que as experiências que vivenciamos sejam particulares, é possível medir estados de consciência através de respostas comportamentais a certos estímulos, principalmente relacionado a funções visuais, auditivas, verbais e motoras.
Entretanto, o monitoramento da atividade cerebral revela que mesmo sem respostas motoras ou verbais, é possível ter consciência. Assim, o monitoramento da atividade cerebral por meio de diversos equipamentos como EEG e TMS são fortes aliados para estudar o “background” da consciência.

Mais do que conhecer o que dá origem à consciência, uma grande pergunta que se faz também é: onde

Assim, estudos de neuroanatomia tentam desvendar quais as regiões do cérebro são responsáveis pela capacidade de “estar alerta”. O fMRI é um grande aliado para estudos desse tipo.


Atualmente, muito avanço foi feito em relação a pesquisas sobre a consciência, sabe-se muito mais sobre o funcionamento do cérebro do que se conhecia há 30 anos atrás.

Entretanto, é inegável que temos um longo camingo a percorrer. Quer saber como a Brain Support está nessa caminhada para conhecer a consciência humana?


Fique atento às nossas redes sociais!

E se você também pesquisa para desvendar os mistérios da consciência humana, conte com a gente!



Se quiser saber mais sobre o estado da arte de pesquisas sobre consciência clique aqui

 

Area of interest

Who supports us

quem apoia
neurosciencegrrl brainsupport Brainsupport.co BrainLatam Neuroinsight logo iamChurch logo theneurosoft
-->