For english see:  Single or dual-tip optode for fNIRS?
Ao escolher um equipamento de fNIRS o usuário pode se deparar com a dúvida sobre a especificação do LED single ou dual. Neste post vamos detalhar um pouco das diferenças entre eles para te ajudar nesta escolha.

O optodo dual tem o dobro da área de detecção quando comparado ao single, isso significa que há um aumento da sensibilidade de mais ou menos 2x e uma redução do ganho médio, demonstrando uma melhora na aquisição do sinal

 

Cada LED emite dois comprimentos de onda (760nm e 850nm) com a potência de 25mW e tem uma ponta de 3mm de comprimento.

O aumento da sensibilidade também leva a um aumento do nível de ruído. Consideranto isto, para o NIRSport, o software de aquisição NIRStar requer que o usuário escolha se o usuário estiver utilizando o dual tip, deste modo o software consegue ajustar os limiares para ruído.

Considerando a preparação do sujeito, o menor diâmetro e a separação entre as duas pontas auxilia na hora de separar o cabelo do voluntário, é também possível rotacionar o optodo como mostra a figura abaixo.

 

Além de melhorar a eficiência geral da coleta, a superfície aumentada também melhora no conforto do voluntário.

Esperamos ter te ajudado!

Referência:
https://www.researchgate.net/publication/309412426_Optode_design_for_improved_optical_efficiency_and_fast_setup_time_on_hairy_head_regions
* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor: M.A. Aratanha
#nirs-latam #nirs-latam