Eu acho que deveria ter 6 ou 7 anos na primeira vez que eu interagi com o pokémon. Eu assisti a um episódio que aconteceu na TV aberta que encontrei enquanto passava pelos canais da velha televisão da minha avó. Foi um episódio envolvendo pokémon do tipo fantasma. Neste episódio, fui apresentado à Equipe Rocket (os "vilões bobos" da história) que parecia causar problemas. Mas no final os heróis (personificados em crianças) salvaram o dia com a ajuda de seus pokémon. Na época eu não tinha entendido como o pokémon funcionava, eu até pensei que eles eram "poderes" e não criaturas [4].

         Pouco depois, o pokémon se tornou uma febre no Brasil. O desenho animado estava tocando no maior canal de TV aberta do dia e todos estavam coletando os cartões de pokemon. Eu acho que todas as crianças sabiam o que era um Pokémon, seus tipos e até alguns dos seus ataques. Inicialmente foram apresentados 150 pokémons, que variavam de diferentes tipos de fogo, água, plantas, elétrica, etc. e tinham poderes como lançar uma bola de fogo, um choque elétrico que passava pelo ar, um jato de água, etc. desenhos e não acompanhando um enredo complexo (facilitando a compreensão das crianças). Houve também o jogo pokémon digital para o console gameboy, embora menos acessível, este jogo foi muito jogado. Neste, o jogador era o personagem principal e tinha o objetivo de capturar todos os pokémon e derrotar todos os líderes do ginásio [2].

          Em 2000 tivemos o primeiro filme de pokémon no cinema, neste filme 2 pokémon "lendários" foram introduzidos. Estes pokémon eram do tipo "psíquico" e muito poderosos, eles podiam fazer quase tudo com seus poderes. Em paralelo tivemos o lançamento do pokémon Trading Card Game (TCG) no Brasil. Um jogo de estratégia que coloca o mundo do pokémon em decks, mas possui uma mecânica de jogo própria. Um cartão de jogo foi dado a cada pessoa que assistiu ao filme para divulgar o TCG. Este jogo também se tornou febre em várias cidades [6].

           Com o tempo, novos pokémon foram lançados. Atualmente existem 807 pokémon registrados em listas oficiais. O pokémon TCG recebe uma nova expansão a cada 3 meses, trazendo pelo menos 100 novas cartas para o jogo, mas com foco no fator nostalgia, atraindo as pessoas que jogaram o jogo quando crianças. O videogame pokémon também continuou atualizando e lançando novas versões para consoles mais modernos. Quando as atualizações ocorrem no "pokémon origins", essas atualizações vêm primeiro para o videogame. Nós também temos um novo filme de pokémon quase anualmente e o cartoon (anime) constantemente recebe novos episódios. Isso mesmo recebeu uma série curta que visava trazer nostalgia aos adultos, as "origens do pokémon", mostrando a história clássica de forma mais curta [7].

1.    PEREIRA, Mirna Feitoza. As máquinas de diversão e a inteligência da criança. In: Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. 2001.

2.    SALGADO, Raquel G. Ser criança e herói no jogo e na vida: A infância contemporânea, o brincar e os desenhos animados. Orientadora: Solange Jobim e Souza. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Psicologia, 2005.

3.    McMILLEN L. The Good Side Of pokémon Psychologist Says Fad Teaches Kids About Life. THE MORNING CALL. 1999. Disponivel em: < http://articles.mcall.com/1999-11-08/features/3277224_1_pokemon-tricksters-kids>. Acesso em 01 nov. 2018.

4.    .Acesso em 01 nov. 2018.
* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

César Noronha

#emotions-into-game-design #emotions-into-game-design