O Neurocientista do futuro: Computação e habilidades multidisciplinares

13/06/2022 06:12:12 Author: Tassia Nunes


Sem dúvidas a neurociência é uma das ciências mais intrigantes e fascinantes que existem. Compreender sobre a mente humana tem sido uma busca incessante para entender o comportamento humano e sua relação com o meio ambiente. O neurocientista da antiguidade já apresentavam habilidades interdisciplinares para investigar com propriedade a circuitaria neuronal e como esse nanouniverso funciona, entretanto, a computação e tecnologia surgiram e com ela o avanço e integração das ciências. Essa união entre mundo digital e neurociência tem criado novas perspectivas e moldado o neurocientista do futuro.
 
A neurociência antiga utilizava majoritariamente os princípios da biologia humana para compreender o funcionamento do cérebro. Os estudos científicos acerca da mente humana que constitui a neurociência antiga utilizavam em sua grande maioria noções sobre biologia, química, neurobiologia, neurofisiologia e neuroanatomia para compreender a nível celular o que constituíam os neurônios, como funcionavam essas unidades funcionais que constituem o sistema nervoso humano, como se comunicam, e como essas unidades funcionais se relacionam para controlar e modular o comportamento humano. 
 
Apesar da neurociência antiga ser interdisciplinar e abranger diferentes ciências e conhecimentos para a formação do neurocientista e desenvolvimento de suas habilidades. Com a criação dos computadores, das linguagens de programação, surgimento dos microchips, microprocessadores, computação gráfica, internet, IOT e dentre tantas outras tecnologias do mundo contemporâneo, a neurociência moderna está cada vez mais alcançando voos maiores jamais imaginados pelos profissionais da área. 
 
A neurociência moderna já está dando os primeiros passos para a formação do profissional do futuro e a formação do neurocientista do futuro. A união entre neurociência e computação tem levado a criação de novas áreas que constituem a neurociência, dentre elas atualmente umas das grandes áreas recentes é a neuroengenharia e a neurociência computacional. Nessas duas áreas neurocientistas precisam de habilidades multidisciplinares e conhecimentos diversos para explorar e extrair informações do cérebro e comportamento humano.


A neuroengenharia é uma área recente da neurociência e aplica conhecimentos da engenharia para solucionar problemas da neurociência. O cientista neuroengenheiro precisa de habilidades das ciências biológicas e das engenharias, algumas das disciplinas as quais necessitam ter domínio são neuroanatomia, neurobiologia, neurofisiologia, neuromodulação, interface cérebro máquina, linguagem de programação, inteligência artificial, estatística, ciência de dados. O conhecimento multidisciplinar do neuroengenheiro permite que esse profissional desenvolva tecnologias para a nova geração de interfaceamento entre humanos e máquinas, bem como, contribui para o aprimoramento humano e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças neurodegenerativas.
 
Por sua vez, a neurociência computacional é uma área da neurociência que utiliza os conhecimentos da neurociência e da computação para emular o funcionamento do sistema nervoso através de modelos matemáticos. O profissional especialista em neurociência computacional precisa ter conhecimento interdisciplinar em matemática, engenharia, computação e neurociência. Essa nova ciência permitirá que cientistas possam compreender melhor o cérebro humano, de maneira mais rápida e no futuro substituir a utilização de animais como modelos experimentais. 
 
O neurocientista do futuro já está sendo moldado na atualidade. Muitos dos profissionais atuais que trabalham com neurociências estão se reinventando e aprendendo novas tecnologias. 

Para maiores discussões e compreensão sobre neurociência, a Brain Support apresenta plataforma multiplayer gamificada para debater assuntos científicos, visite https://onlife3d.herokuapp.com/ e conheça pessoas que assim como você tem o mesmo interesse em compreender os mistérios da mente humana.
* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Tassia Nunes