Níveis de Existência do Sistema Nervoso: Abordagens na Visão de Especialistas

Níveis de Existência do Sistema Nervoso: Abordagens na Visão de Especialistas

02/06/2021 20:58:15 Author: Tamara Nunes

O sistema nervoso é uma estrutura complexa formada por bilhões de células que desempenham funções associadas ao processamento e transmissão de informações. A sua citoarquitertura, formada principalmente por neurônios e células da glia, possibilita a função de todos os processos orgânicos responsáveis pela: memória, aprendizagem, controle motor, sensações, emoções, propriocepção, tomada de decisão e raciocínio lógico. Ele é o responsável pela nossa compreensão e relação com o mundo externo.

 

Sendo assim, anatomicamente dividido em duas estruturas fundamentais: sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP), no qual são representados pelo encéfalo e medula espinal (SNC) e pelos pares de nervos cranianos e espinais (SNP), respectivamente. 

 


Para tanto, o cérebro humano pode ser compreendido de diferentes maneiras de acordo com as abordagens dos campos de estudos científicos. Sendo, portanto, representados pelos níveis de existência do sistema nervoso, que evidencia diferentes aspectos tendo em vista o objetivo principal de estudo. Dessa maneira, os principais níveis de existência do sistema nervoso são: nível molecular,  nível celular, nível histológico, nível anatômico, nível fisiológico, nível psicológico e nível patológico. 

Cada um é responsável por evidenciar o campo de estudo a qual se refere. Sendo o domínio molecular responsável pelos estudos dos comportamentos de partículas e moléculas que executam funções específicas no SNC e SNC; o nível celular responsável pelo estudo da propriedades morfológicas e funcionais dos neurônios e gliócitos; o campo histológico responsável pela função do tecido nervoso; campo anatômico responsável pelo estudo e correlação entre os órgãos que compõem o sistema nervoso; nível fisiológico responsável pela compreensão das funções das estruturas cerebrais e seus anexos; nível psicológico responsável pelo estudo das propriedades emergentes do sistema nervoso.

 

 

0 Reactions

Like To share...