O planejamento de um projeto arquitetônico de um ambiente em que vamos viver irá ter uma influência direta no comportamento de nosso cérebro, afetando nossas emoções e até mesmo na produtividade. Enquanto um gene controla o projeto para a estrutura de nosso cérebro, o ambiente em que nos situamos pode modular a função dos genes e em uma última fase o nosso comportamento.

Deduz-se que a maior parte das experiencias de nossa vida se passam dentro de ambientes construídos, desta forma um grupo de cientistas buscou entender o impacto de ambientes religiosos na fisiologia dos seres humanos.

Ambientes religiosos como igrejas, templos e mesquitas são amplamente atribuídos a experiências fenomenológicas. Na tentativa de compreender melhor esse tipo de experiência. Foram realizadas leituras das ondas cerebrais de quatro voluntárias antes de ingressarem dentro de uma mesquita, no local de oração e após a saída através de um dispositivo portátil de eletrocefalograma (EEG).



Por meio dos dados emitidos pelo dispositivo EEG, foi possível realizar uma análise dos sinais das ondas cerebrais dos participantes. Enquanto estavam na área de oração da mesquita foi detectado um nível elevado de relaxamento. Nas fases antes de entra e após a saída foram detectados altos níveis de entusiasmo e envolvimento.

Os resultados levam a dedução de a área de oração no interior da mesquita teve uma influência positiva na fisiologia dos participantes. Esse estudo pode contribuir para novos ramos da neuroarquitetura, uma área de estudo no limiar da neurociência e da arquitetura que pode ser significativa para a compreensão nas relações existentes entre um ambiente e a fisiologia humana.  

Referência:

[1] VIJAYAN, Vickram Thevar; EMBI, Mohamed Rashid. Probing phenomenological experiences through electroencephalography brainwave signals in neuroarchitecture study. International Journal of Built Environment and Sustainability, v. 6, n. 3, p. 11-20, 2019.
[2] Banaei, M., Hatami, J., Yazdanfar, A., & Gramann, K. (2017) Walking through Architectural Spaces: The Impact of Interior Forms on Human Brain Dynamics. Frontiers in Human Neuroscience, 11(477): 2

[3] Papale, P., Chiesi, L., Rampinini, A. C., Pietrini, P., & Ricciardi, E. (2016) When Neuroscience 'Touches' Architecture: From Hapticity to a Supramodal Functioning of the Human Brain. Front Psychol, 7866



Autor:

Beatriz Carvalho Frota

#nirs-bci-neurofeedback #attention-perception-action #attention-control-consciousness