A franquia pokémon completou 20 anos em fevereiro de 2016. Acredito que as ideias desenvolvidas em anime e games influenciaram o crescimento e desenvolvimento de várias pessoas nesse período [5]. Considero parte desse sucesso o fato de o mundo pokémon ter uma grande capacidade de atrair o interesse e a atenção de crianças de várias idades. Pensando nisso, escrevo este texto para fazer várias analogias entre situações que todos passamos em nossa infância e situações apresentadas de forma lúdica em pokemon.
Na realidade do jogo / anime, cada treinador pode carregar até 6 pokemons. Se ele já tem 6 pokémon com ele, é necessário escolher quais pokémon devem ser mantidos com base em suas necessidades do momento e do futuro. Ele precisa manter o pokémon indo para enfrentar seus adversários agora e os pokémon ele quer que eles sejam fortes e evoluam para superar os desafios futuros, gerenciando diferentes tipos, fraquezas e ataques [3]. A necessidade de gerenciar os pokémon pode desenvolver na criança a capacidade de gerenciar seus hábitos e escolhas. Isso também pode ensinar a criança a desistir de algo desnecessário ao qual ela tem afetividade para ter tempo para algo que ela precisa no momento.
É comum as crianças quererem evoluir seus pokémon, mas há crianças que se apegam a seus monstrinhos da maneira como são e não querem mudá-las. Quando isso acontece no jogo, o pokémon lentamente começa a ser incapaz de ganhar mais batalhas. Gradualmente a criança se sente mais pressionada para escolher evoluir aquele pokémon. Acredito que tal experiência pode ajudar a criança a aprender a abandonar os maus hábitos e a fazer melhores escolhas.
Também é comum que as crianças compartilhem com seus amigos quais pokémon estão usando. E quando uma criança aprende dessa forma que um pokémon é muito útil para enfrentar um desafio, a criança também vai querer usar este Pokémon. Desta forma, as crianças praticam a observação e a comunicação entre elas. Tais hábitos podem ajudá-los a se preparar melhor para os desafios futuros e aprender a usar a comunicação como uma ferramenta para resolver esses problemas [4].
Entre os desafios enfrentados pelas crianças no Brasil estão a interpretação de matemática e texto. Moura e seus colegas relatam que as crianças têm dificuldade em entender o que está escrito e resolver questões matemáticas [1]. Por outro lado, logo que pokémon surgiu, foi relatado que os jogos de pokémon são uma ferramenta para encorajar as crianças a praticar estes problemas, pois permitem a prática e treino de interpretação de matemática e texto enquanto as crianças se divertem. As crianças tendem a resolver esses problemas de uma forma divertida, o que cria uma afinidade com tais situações [4].
1. MOURA, Graziella Ribeiro Soares et al. Crianças com dificuldades em resolução de problemas matemáticos: avaliação de um programa de intervenção. 2007.
2. PEREIRA, Mirna Feitoza. As máquinas de diversão e a inteligência da criança. In: Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. 2001.
3. LIN, Yu-Hong. Pokemon: game play as multi-subject learning experience. In: Digital Game and Intelligent Toy Enhanced Learning, 2007. DIGITEL'07. The First IEEE International Workshop on. IEEE, 2007. p. 182-184.
4. McMILLEN L. The Good Side Of pokémon Psychologist Says Fad Teaches Kids About Life. THE MORNING CALL. 1999. Disponivel em: < http://articles.mcall.com/1999-11-08/features/3277224_1_pokemon-tricksters-kids>. Acesso em 01 nov. 2018.
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