Era uma vez uma Floresta tropical, abençoada por Deus e bonita por natureza

28/10/2018 04:51:24 Author: Mila

Era uma vez um país cuja bandeira tinha como cor principal o verde para simbolizar suas matas.

Lá em suas matas, no entanto, há algum tempo havia conflito. O processo eleitoral movimentava os bichos diante de muitos cenários distintos.

É que o país havia vivido muitas coisas politicamente nos últimos anos e a bicharada já não acreditava muito mais nas estruturas e instituições de governo. Nesse contexto, muitos animais resolveram se candidatar, afinal, todos eles queriam mudança!

O Besouro, a Lagartixa, a Capivara e muitos outros apareceram com suas propostas apresentadas nos debates da floresta. Porém, como já disse, havia conflito. Dentre esses candidatos, havia a Arara e o Gato. A Arara havia crescido muito nas pesquisas nos últimos meses e se mostrava como a candidata favorita. Ela tinha um discurso muito potente e forte que todos os animais conseguiam ouvir de muito longe. E a Arara sabia o que precisava dizer para que muitos se aproximassem dela: bastava falar aquilo que muitos animais pensavam e não podiam dizer! E o primeiro turno foi uma grande insanidade. Por muito pouco, a Arara não garantiu a presidência da Floresta. Seu discurso era muito popular especialmente entre os insetos. Eles eram a maioria da população da floresta e sentiam que não recebiam a atenção que deveriam dos últimos governantes.

Os governantes anteriores estavam muito preocupados com as espécies em extinção. Afinal, a perda da biodiversidade da floresta era um grande problema. Em seus governos, eles olharam para grupos que não tinham sido valorizados no passado, dando a eles oportunidades de viver uma vida mais digna.

Parece que os governantes anteriores eram ótimos né? Lutando pelos esquecidos. Contudo, ao mesmo tempo, foram descobertos grandes escândalos de corrupção na floresta. Desvios de recursos e privilégios de setores. O grande governante que foi a imagem de tudo isso era a Raposa. Ela veio dos sindicatos dos predadores e lutou pelos direitos dos bichos por muitos anos até que se tornou presidente. Mas junto aos grandes escândalos de corrupção, descobriram uma tal de toca tripla que a Raposa parecia ter recebido de forma irregular em troca de favores de governo, levando a Raposa, que era amada por tantos bichos, à prisão.

Complicado né?

Dá pra entender porque a floresta estava em alvoroço por mudanças. Eles já não tinham mais confiança em seus líderes.

Os discursos da Arara cresceram ainda mais, em tons pouco cordiais, cada vez mais eles pareciam ameaçar certos grupos de animais.

Os outros passáros, com seus cantos bonitos e cheios de cores,que queriam viver livres, as formigas, que trabalhavam muito para repor a matéria orgânca da floresta e muitos outros se sentiam ameaçados.

Mas e o Gato?

Então, o Gato foi parar no segundo turno das eleições junto com a Arara, basicamente por ser o candidato da Raposa. Os bichos que apoiavam a Raposa, ou que ao menos davam valor às coisas boas que ela havia feito, fortaleceram o gato até a chegada no segundo turno.

E foi então que as coisas se intensificaram.

Não queriam a volta da Raposa e muitos viam no Gato a sua imagem.

O Gato, até então muito pacífico, começou a atacar mais a imagem da Arara, pois para ele, ela representava uma ameaça a diversidade da floresta.

A Arara não achava que todos os bichos tinham os mesmos direitos, muito menos que os governos deveriam investir para proteger e auxiliar os grupos em extinção ou passando por dificuldades. Ela chegou a relembrar até de outros tempos da floresta, quando muitos animais tinham que se esconder para se proteger de uma infestação de predadores.

O Gato ainda não tinha se desvencilhado da imagem da Raposa, mas o discurso da Arara foi ficando tão alto que fora da Floresta foi ouvido. As montanhas, as praias e os desertos se manifestaram contrários a essa política anti-diversidade que estava se instaurando pela Arara e suas companheiras.

Até alguns louva-deus, insetos predadores e muito violentos, começaram a atacar os animais ameaçados de extinção. Um clima de tensão se instaurou pelas matas…

Muitos animais organizando protestos na clareira. Tanto a favor, quanto contra o discurso e as ações da Arara. Famílias brigaram por divergências políticas.

O Gato cresceu nas pesquisas. Ele era um estudioso, mas mesmo tendo um currículo impecável, não inspirava tanta afeição na bicharada. Afinal, ele poderia ser como a Raposa. Os bichos não tinham como saber.

Então, um grande escândalo foi descoberto!

A Arara estava envolvida em um encândalo de corrupção que fazia ecoar seu canto pela floresta, mas não só isso: estavam espalhando mentiras! E os insetos e vários outros bichos compartilhavam essas informações sem saber que não eram verdade. Alguns até sabiam e preferiam compartilhar essas notícias por serem contra o candidato Gato.

Os bichos começaram a temer cada vez mais a Arara, ela já falava abertamente que queria acabar com a diversidade.

Os candidatos do primeiro turno se uniram ao Gato para tentar defender a diversidade. Muitas organizações na floresta apoiaram também.

Não sabemos o que vai acontecer na Floresta.

Talvez a diversidade acabe, com outra explosão de predadores.

Talvez o Gato consiga preservar a diversidade, talvez ele seja confiável.

Talvez ele esteja apenas esperando para fazer tudo como a Raposa.

A Floresta continua dividida e independente do resultado das eleições, provavelmente vai continuar dividida.

Resta-nos esperar para ver até quando ainda haverá Floresta.

* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Mila Pamplona

#reasoning-valuation #reasoning-valuation